PiazitoReviews

Piazito. As Aventuras de um piá campeiro.

Quando um “piazito” põe os olhos no horizonte, numa pausa da campereada, em sua vida simples de peão precoce, seus pensamentos voam, e miles de pensamentos e sonhos desfilam em sua frente, como a fugir da solidão e pasmaceira do
campo.

A história

Miguel Casttro desenha e cria as histórias do personagem desde 1971, quando Piazito era editado mensalmente e giravam em torno de CEP; o Centro Espacial da Piazada. Ele e seus amigos viajavam para a Lua e outros planetas, enfrentavam monstros pré-históricos e bandidos intergaláticos.

Hoje, o personagem vive num mundo diferente, no interior, de bombachas e lenço, é um gauchito de marca e estampa.

Vive longe dos enroscos da cidade grande, onde não existe o politicamente correto, o aprendizado precoce sobre sexo e drogas. Odeia TV e gosta mesmo é de andar a cavalo, jogar bolinha, futebol e nadar no açude. Mas não esqueceu seu lado de querer voar, seja de que modo for.

O autor, inclusive, está reescrevendo algumas das histórias iniciais do personagem..

Perfil do Personagem

Piazito é trabalhador, brincalhão, amigo fiel e sonha um dia ser astronauta, o que lhe coloca em grandes confusões.

É um grande aventureiro, não gosta de TV e seus heróis são os peões que domam e laçam nos rodeios.

Detesta estudar e lavar os pés, mas sua mãe não dá moleza.

Gosta de perigos e desafios e sempre que pode está montado no cavalo, oou mergulhando no açude, usa os pés descalços e cabelo por cortar.

É valente, mas foge de Griselda, uma menina vizinha que o persegue sem trégua.

Nessas histórias, que beiram a ingenuidade, retratam essa vida campeira, mistura de trabalho, tédio, carreiradas, causos e companheirismo; lembranças que só aquele criado na campanha pode ter na idéia.

 

Nesta edição número 1 da nova série, a história principal trata exatamente da atualização de uma das primeiras aventuras de Piazito, onde colocam uma galinha numa pandorga para um vôo “experimental”. Desta feita, sobra para o cusco “Guaipeca” tomar lugar na pandorga como astronauta, e para Manolo que… bem, leia a história.

Piazito

8.9

Prós
  • Colors! Desenho! Fidelidade ao tema!
Contras
  • Não ter ainda uma versão impressa.

Leave a reply

You may also like